sábado, 6 de fevereiro de 2010

Se o País não adotar medidas de prevenção, incidência da doença deve crescer 35% em 10 anos

Alimentação saudável e exercícios podem evitar 19% dos casos de câncer

Se o País não adotar medidas de prevenção, incidência da doença deve crescer 35% em 10 anos, alerta o Inca
Bruno Boghossian, RIO

combinação de uma alimentação saudável com a prática frequente de atividades físicas pode evitar 19% dos casos de câncer no Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF).

O estudo aponta que, ao prevenir a obesidade, é possível reduzir em até 30% a incidência de 12 tipos específicos de câncer, considerados comuns na população brasileira, como os de esôfago, pulmão, mama, fígado e próstata. Considerados apenas os tumores de boca, faringe e laringe, 63% dos casos poderiam ser evitados.

O excesso de células de gordura no corpo pode aumentar a produção de fatores que causam inflamação e contribuir para o desenvolvimento do câncer. "Além de provocar a doença, essas células facilitam a agressão de fatores cancerígenos ao organismo", explica o nutricionista Fábio Gomes, da área de Alimentação, Nutrição e Câncer do Inca. Para proteger o corpo, pesquisadores recomendam o consumo de 400 gramas de frutas, verduras e legumes frescos por dia e a redução da ingestão de alimentos embutidos e com conservantes, como presunto e salame.

PREVENÇÃO

A publicação divulgada ontem, no Dia Mundial do Câncer, é uma adaptação à realidade brasileira das recomendações feitas pelo WCRF. Com base no estudo dos hábitos alimentares do País, a pesquisa propõe medidas para evitar a escalada de determinados tipos de tumor.

"A prevenção pode ser uma tarefa difícil e complexa, mas é plenamente possível", afirma o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini. "Se nada for feito, o Brasil deve ter um aumento de 34,6% nos casos de câncer nos próximos dez anos."

O médico citou as políticas de controle do tabaco como um exemplo de sucesso na prevenção da doença.

"Podemos fazer o mesmo em relação à alimentação. As pessoas têm um certo medo até de falar a palavra "câncer", consideram a doença inevitável e desconhecem a possibilidade de preveni-la com essas medidas", disse.

Santini estima que um trabalho baseado em alimentação saudável e atividades físicas frequentes poderia reduzir em R$ 84,2 milhões os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento e a internação de pacientes com câncer de boca, faringe e laringe, esôfago, pulmão, estômago, mama e colorretal.

"O tratamento universal do câncer é impossível, simplesmente porque não há recursos suficientes", avalia o coordenador do estudo, Geoffrey Cannon, do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer. "É uma doença extremamente evitável. Só de 5% a 10% dos casos de câncer não podem ser prevenidos, como os causados por fatores hereditários."

Para os pesquisadores, os resultados do estudo não são surpreendentes, mas reforçam a necessidade de incentivar hábitos saudáveis, por meio de campanhas educativas e da regulamentação da indústria de alimentos.

"A população brasileira ainda não absorveu a relação entre alimentação e câncer, como acontece no caso das doenças do coração e da diabetes, por exemplo", afirmou o nutricionista Fábio Gomes.



ESTIMATIVA

489 mil
casos de câncer deverão ser registrados neste ano no País

114 mil
casos serão de câncer de pele não melanoma. Entre os
homens, o mais incidente
deverá ser o de próstata (52 mil casos) e entre as mulheres, o de mama (49 mil casos)



BONS HÁBITOS

Recomendações: Pratique exercícios físicos regulares; valorize o transporte a pé e use bicicleta

Frutas, legumes e verduras: Consuma diariamente 400 gramas dos três grupos de alimentos, valorizando os da safra

Carnes: Prefira as assadas, cozidas ou ensopadas. Evite o
preparo usando fritura

Embutidos: Evite presunto, salsicha, linguiça, mortadela e
salame - eles também não figuram em um cardápio saudável

Alta densidade energética: Devem ser evitados alimentos com mais de duas calorias por grama de alimento, como biscoitos, refrigerantes, frituras (batatas, hambúrgueres) e cereais matinais com açúcar ou chocolate.

Nenhum comentário: