segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cor das penas dos Dinossauros

 Cientistas descobrem a cor das penas dos dinossauros

Organelas que contêm pigmentos são identificadas em penas de fósseis descobertos na China

 
Divulgação
Ilustração de dinossauros terápodes Sinosauropteryx com cercdas coloridas na cauda

SÃO PAULO - A cor de algumas penas de dinossauros e pássaros primitivos foi identificada pela primeira vez, informa um artigo publicado na revista científica Nature.

Simulação mostra que dinossauro emplumado podia planar

A pesquisa determinou que o dinossauro terópode - o grupo de bípedes carnívoros que teria evoluído para dar origem às aves - Sinosauropteryx tinha cerdas simples - precursores de penas - em anéis alternados alaranjados e brancos em sua cauda, e que o´pássaro primitivo Confuciusornis tinha partes do corpo nas cores branca, preta e marrom alaranjado. Trabalhos futuros deverão permitir mapear as cores e padrões de todo o pássaro, diz nota divulgada pelos autores do trabalho.

Na nota, o professor de Paleontologia da Universidade de Bristol, Mike Benton, afirma que a pesquisa "oferece um vislumbre extraordinário da origem das penas". Segundo ele, a descoberta ajuda a resolver um antigo debate sobre a função original das penas - se voo, isolamento térmico ou adorno. "Agora sabemos que as penas surgiram antes das asas, logo não surgiram como estruturas para auxiliar no voo".

A equipe de paleontólogos reuniu pesquisadores do Reino Unido, China e Irlanda, e informa a descoberta de dois tipos de melanossomas nas penas de pássaros e dinossauros da região de Jehol, no nordeste da China.

Fóssil de um pássaro primordial  Confuciusornis, que também foi analisado. Divulgação

Melanossomas são organelas que contêm cor, e ficam dentro da estrutura das penas e pelos de pássaros e mamíferos atuais. Como os melanossomas são parte da estrutura rígida de proteína da pena,  eles sobrevivem enquanto a pena perdurar, mesmo por centenas de milhões de anos.

Este é o primeiro informe de melanossomas encontrados em penas de dinossauros e pássaros primordiais. E também é a primeira descrição de feomelanossomas em penas fossilizadas. Essas são as organelas que produzem tons ruivos e marrons.


 http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-descobrem-a-cor-das-penas-dos-dinossauros,502402,0.htm

Nenhum comentário: