sábado, 16 de outubro de 2010

Elefantes-marinhos monitora os oceanos

Cientistas equipam elefantes-marinhos para monitorar os oceanos

Animais dotados de sensores levantam informações sobre temperatura e salinidade nos mares austrais

15 de outubro de 2010 | 14h 58
 
REUTERS - REUTERS
Pesquisadores estão equipando elefantes-marinhos com sensores para desvendar os segredos dos oceanos e aumentar a compreensão dos impactos da mudança climática.
Os oceanos regulam o clima mundial, ao absorver calor e transportá-lo pelo globo. Eles também absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono, agindo como um freio no aquecimento global.
Mas cientistas dizem que precisam ampliar a rede global de monitoramento, com o oceano entre a Austrália e a Antártida tendo um papel central. O Oceano Austral é o maior "ralo" das emissões humanas de carbono, e um dos motores do clima mundial.
"Para entender a taxa da mudança climática, precisamos entender esses processos oceânicos, como a velocidade com que é capaz de sequestrar calor e carbono", disse a oceanógrafa Susan Wijffels, líder do Sistema Integrado de Observação Marinha (IMOS) da  Austrália.
"Então, o que o oceano faz afeta a velocidade com que sistema pode se mover e os padrões regionais de mudança climática", disse ela.
Cientistas também precisam entender melhor os ciclos naturais do oceano que afetam o clima na terra firme e melhorar as previsões de longo prazo para a agricultura e para a administração dos recursos hídricos nas cidades.
O IMOS reúne pesquisadores de várias partes do mundo. Um recente aporte de verbas permitiu que cerca de 100 elefantes-marinhos fossem equipados para coletar dados das profundezas em torno da Antártida. Um pequeno dispositivo com uma antena é colocado na cabeça dos animais para medir temperatura, salinidade e pressão, enquanto os mamíferos mergulham atrás de comida.
Além disso, "planadores" submarinos com 2 metros de envergadura serão usados na costa australiana numa profundidade  de até 1.500 metros, para fazer medições.
Dotadas de asas e leme, os planadores podem se manter no mar por meses e ser controlados remotamente.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-equipam-elefantes-marinhos-para-monitorar-os-oceanos,625238,0.htm

Nenhum comentário: