domingo, 10 de outubro de 2010

Ave da Nova Zelândia exala aroma de cogumelo, atraindo predadores

08 de outubro de 2010

Será que um desodorante protegeria os kiwis?
Ave da Nova Zelândia exala aroma de cogumelo, atraindo predadores

por John Platt

O aroma de cogumelo exalado pelo pássaro kiwi ajuda a torná-lo um alvo tentador para os predadores? Um cientista acha que sim e propõe criar um desodorante para proteger as aves da extinção.

Existem cinco espécies ameaçadas de kiwi. Durante os milhares anos de sua existência, os kiwis da Nova Zelândia (gênero Apteryx) não precisavam se preocupar com o odor que exalavam, pois não havia mamíferos que os farejassem, quanto mais comê-los. Isso mudou quando os humanos chegaram à ilha, trazendo, coelhos, cães, gatos, porcos e uma variedade de outros bichos famintos.


Murphy Mehgan/Zoológico Nacional Smithsonian
  Antes da chegada do homem, o kiwi não tinha predadores

 Agora, Jim Briskie, professor-adjunto de Ecologia Comportamental da Universidade de Canterbury, em Christchurch, Nova Zelândia, teve uma ideia para ajudar os kiwis: criar uma forma de minimizar o aroma das aves para que sejam menos vulneráveis aos predadores. Recentemente ele recebeu uma bolsa de US$ 442 mil para a pesquisa.

"Talvez eu possa projetar um desodorante para os kiwis", disse Briskie à imprensa da Nova Zelândia. Só para ficar claro, ele não está realmente propondo o equivalente passar desodorante nas axilas dos pássaros, mas talvez algo que minimize o odor de seus ninhos.

O odor característico do kiwi vem da cera que secretam para aprumar suas penas. Comparando uma substância que é produzida por algumas aves na Austrália, o autor do estudo descobriu que, em um ambiente com predadores naturais, essas aves não emitem um cheiro forte. Ele acha que a presença de predadores induz a mascarar o seu cheiro, talvez por meio da seleção natural, uma adaptação que as aves da Nova Zelândia nunca tiveram a chance de adquirir.

Briskie vai agora passar os próximos três anos coletando amostras de cera de várias espécies de aves raras da Nova Zelândia, incluindo o kiwi e o papagaio kakapo. As amostras serão enviadas para um laboratório na Alemanha para teste. Ele espera que isso revele quais espécies se tornam mais vulneráveis aos predadores devido aos aromas que exalam.

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/sera_que_um_desodorante_protegeria_os_kiwis_.html 

Nenhum comentário: