segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Alternativa natural contra o câncer

Alternativa natural contra o câncer

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista descobrem que proteína anti-inflamatória produzida naturalmente pelo organismo é capaz de diminuir o avanço do tumor de laringe sem causar efeitos colaterais.
Por: Mariana Rocha
Publicado em 01/10/2012 | Atualizado em 01/10

 Amostras de tumor de laringe com atividade de células inflamatórias (apontada pelas setas). A incidência de inflamação está associada a processos tumorais. (foto: Thaís Gastardelo e colaboradores)  

Uma pesquisa feita na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São José do Rio Preto pode dar origem a um novo tratamento para o câncer de laringe. O estudo mostra que a anexina-1, proteína anti-inflamatória produzida pelo organismo, é capaz de diminuir o avanço desse tipo de tumor.
Durante seu doutorado, a bióloga Thaís Gastardelo, sob a orientação da também bióloga Sônia Oliani, mostrou que células de câncer de laringe cultivadas em laboratório proliferaram menos quando expostas à anexina-1.
Células de câncer de laringe cultivadas em laboratório proliferaram menos quando expostas à anexina-1
Segundo Oliani, outro ponto positivo do uso da proteína é a ausência de reações adversas. “Pesquisas anteriores mostraram que, quando aplicada a animais de laboratório, a anexina-1 não causa efeitos colaterais.”
Embora os resultados obtidos ainda sejam preliminares, Gastardelo aposta que o sucesso do tratamento com anexina-1 se deve à capacidade que a proteína tem de combater inflamações.
“Ainda estamos estudando quais mecanismos moleculares estão envolvidos no tratamento, mas provavelmente a ação anti-inflamatória da proteína contribui para diminuir a proliferação das células cancerosas”, afirma.

Câncer e inflamação

Oliani conta que a ideia de estudar a anexina-1 surgiu a partir de pesquisas que mostraram que a incidência de inflamação está associada a processos tumorais. Essa relação foi evidenciada pela análise de biópsias de tumores de laringe de 20 pacientes. Nelas, as pesquisadoras identificaram intensa atividade de células inflamatórias que liberam substâncias favoráveis ao crescimento do tumor e ao surgimento de vasos sanguíneos, o que aumenta a possibilidade de disseminação do câncer para outros órgãos.
A ideia de estudar a anexina-1 surgiu a partir de pesquisas que mostraram que a incidência de inflamação está associada a processos tumorais
“A compreensão dos mecanismos que modulam o desenvolvimento tumoral, sobretudo os mediadores inflamatórios e seu papel nas diferentes fases de progressão do tumor, é fundamental para o estabelecimento de terapêutica específica”, avalia Oliani.
A pesquisadora alerta que, embora haja evidências de que a ação anti-inflamatória da anexina-1 é uma boa alternativa para o tratamento do tumor de laringe, ainda é preciso investir em novos experimentos. “Apesar de regular o avanço do câncer, a proteína precisa passar por testes em humanos para confirmar o potencial da terapia.”
Gastardelo acrescenta que a pesquisa também pode trazer esperança para quem tem outros tipos de câncer e revela que novos estudos serão feitos para descobrir como a anexina-1 age sobre diferentes tumores. “O próximo passo será estudar a ação da proteína sobre as células do câncer de colo de útero.”

Mariana Rocha
Especial para a CH On-line

 http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/10/alternativa-natural-contra-o-cancer

31 comentários:

Unknown disse...

CEAAT
Lenise Santana 3°A Vespertino.

Hoje o câncer tem feito cada vez mais vítimas, e esse tratamento que esta sendo estudado pela universidade é de fundamental importância pelo fato de ser usado anexina-1, e o mais interessante a anexina-1 não tem efeitos colaterais.Sem dúvida é um grande passo que esta sendo tomado para o combate de uma doença que o tratamento é árduo e doloroso.

Unknown disse...

CEAAT
Lenise Santana 3°A

Hoje o câncer tem feito cada vez mais vítimas, e esse tratamento que esta sendo estudado na (UNESP) é de fundamental importância pelo fato de ser usado a anexina-1, e o mais interessante, anexina-1 não tem efeitos colaterais.Sem dúvida é um grande passo que esta sendo tomado para o combate de uma doença que o tratamento é árduo e doloroso.

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Tainara Nascimento 3°A

Hoje o câncer tem feito muitas vítimas.E tentar combater para muitos deles é muito doloroso, pois a quimioterapia é muito árdua.Com esse novo tratamento vai melhorar a vida de muitas pessoas que lutam contra o câncer. Melhor ainda por que a anexina-1 é produzida pelo nosso organismo, pois poderemos salvar mais vítimas dessa infeliz doença.

Anônimo disse...

Mair Porto , Ceaat 3°A
A luta contra o câncer esta evoluindo com vitorias relevantes . Inumeras pessoas ja foram curadas atraves de tratamento medicinais . São plantas que produzem substancias antimitóticas capazes de deter o crescimento de tumores malignos .

Unknown disse...

lucas sousa 3A vespertino CEAAT
No meu ver é interessante essa pesquisa uma Alternativa natural contra o câncer a proteína anti-inflamatória produzida naturalmente pelo organismo que é capaz de diminuir o avanço do tumor de laringe sem causar efeitos colaterais. Gostei muito

Unknown disse...

Essa descoberta foi muito importante, pois, o câncer esta matando muito gente e com essa decoberta varias pessoa já foram curadas e ainda vão ser mesmo o tumor sendo maligno.

Unknown disse...

lucas sousa 3A CEAAT
eu acho uma boa solução para a lutar contra o câncer essa solução vai ajudar muitas pessoas diminuindo o avanço do tumor de laringe sem causar efeitos colaterais.

Unknown disse...

Lorena Santana 3°A

Por um crescimento desordenado de células o câncer tem causado milhares de vitimas, e um estudo especializado pode sim ser um grande alivio principalmente a pessoas que descobrem que estar com câncer ou aquelas que lutam a anos contra a doença. E sim é mais um avanço para combater a essa doença que destrói a muitos.

Karine Barbosa disse...

Ceaat- Karine Barbosa - 3ºA vesp.

Uma aternativa muito legal, da universidade estadual paulista(UNSP),pois esse tratamento diminuará imesos números de vítimas de câncer.Incluindo avanço do tumor da laringe sem causar muitos efeitos.

Unknown disse...

Não existe uma dieta contra câncer, uma fruta, uma fórmula contra o câncer. Necessitamos dos cientistas para fazerem sempre novas descobertas que vá ajudar essas pessoas que precisam de tratamentos e é muito bom saber que cada vez mais a inteligência e as experiências de pesquisadores estão evoluindo para ajudar contra essas doenças.
E Para melhorar essa nova pesquisa ainda é sem efeitos colaterais, pois é um dos motivos mais dolorosos dos tratamentos de câncer.

Thaiane hohenfeld
Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
3ª Turma: A

Unknown disse...

Não existe uma dieta contra câncer, uma fruta, uma fórmula contra o câncer. Necessitamos dos cientistas para fazerem sempre novas descobertas que vá ajudar essas pessoas que precisam de tratamentos e é muito bom saber que cada vez mais a inteligência e as experiências de pesquisadores estão evoluindo para ajudar contra essas doenças.
E Para melhorar essa nova pesquisa ainda é sem efeitos colaterais, pois é um dos motivos mais dolorosos dos tratamentos de câncer.

Thaiane hohenfeld
Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
3ª Turma: A

washington disse...

Washington Alves Ceaat-2ªAi Vespertino

Atualmente com os avanços da tecnologia e da ciência, está ficando mais fácil a descoberta de novas curas não só para o câncer mais para outras doenças também.

Box Of Fellings disse...

Maria Klara de Lima Amoras
CEAAT / 1º AI / Vespertino.
Nas duas últimas décadas, aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Câncer identificou esta taxa de risco, que em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens, porem, hoje evoluímos em inumeros aspectos e podemos tratar o câncer com mais esperança e mais certeza de cura.

Anônimo disse...

CEAAT
Emilie Graciele 3ºA
Com o avanço da tecnologia, a ciência vem se modernizando cada vez mais, ajudando principalmente a quem necessita. Tornando-se a favor da espécie humana.
As descobertas realizadas são fantásticas. E a alternativa natural contra o câncer é uma delas, podendo assim ajudar as pessoas com câncer de laringe. Nosso corpo é responsável por liberar substâncias favoráveis e contra o nosso corpo.

Alice disse...

CEAAT, Alice Vitória, 2º AI vespertino.
Cada dia o câncer vem afetando a grande parte da população Brasileira. Novas pesquisas descobrem uma forma de "apaziguar" as células cancerígenas de uma forma natural, com proteínas anti-inflamatórias produzidas pelo organismo sem causar efeitos colaterais. Mesmo com a descoberta, pesquisadora diz que ainda é preciso investir em novos experimentos e ideias para o combate ao câncer de larigem.

Unknown disse...

Isamara da Paixão Araujo
4°AI Vespertino, ceaat.
Tomando como base o auto índice de incidência dos casos de câncer hoje em dia podemos perceber que a Ciência tem buscado várias maneiras de combater esta doença que tem levado cada vez mais pessoas a sofrerem. Como podemos perceber a Anexina-1 ainda está sendo estudada para se fazer os testes em seres humanos.

Unknown disse...

Larissa Ribeiro 4º Ai
Hoje, o cancer de laringe pode ser tratado de três formas: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. E como todos os outros tumores, quanto mais cedo for detectado melhor com indices superiores a 90% nos quadros iniciais. Essa pesquisa porém traz uma esperança a mais para os portadores da doença, já que, segundo a bióloga a anexina-1 não causa efeitos colaterais.

Unknown disse...

Hoje, o cancer de laringe pode ser tratado de três formas: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. E como todos os outros tumores, quanto mais cedo for detectado melhor com indices superiores a 90% nos quadros iniciais. Essa pesquisa porém traz uma esperança a mais para os portadores da doença, já que, segundo a bióloga a anexina-1 não causa efeitos colaterais.

Unknown disse...

CEAAT
TAINAN REIS, 3° AI VESPERTINO
Graças aos avanços tecnológicos, está ficando muito mais fácil se descobrir novas curas e novos tratamentos mais eficazes não só para o tratamento do câncer mais também outras doenças .

Milena disse...

É muito bom ver o avanço da tecnologia e como existem pessoas dispostas a estudar para descobrir curas para tantas doenças.

Milena disse...

É bom saber do avanço da tecnologia e como existem pessoas estudando dispostas a descobrir curas pra doenças como o câncer.





Milena dos Santos Melo 3° AI Vespertino.

Milena disse...

É legal que o avanço da ciência e da tecnologia, esteja ficando mais fácil em descobrir novas curas não só para o câncer mas também par outras doenças malignas.





isabela oliveira dos santos 3° ai vespertino ceaat

Unknown disse...

Isso é muito bom ainda mais quando se trata do câncer que é uma doença devastadora que vem matando milhares de pessoas. Que a ciência continue avançando em relação a saúde que é mais importante.


Luana Rosário, 3º Ai vespertino

Jr-Kun disse...

Otávio Junior 3º A CEAAT Vespertino

Acho essa uma alternativa muito legal, já que o câncer é uma doença que atinge muitas pessoas, e graças aos avanços da tecnologia conseguimos chegar cada vez mais próximos de uma cura eficaz não só para essa, mas como para diversas outras doenças, melhorando o futuro da humanidade.

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Tainara Nascimento 3°A

Hoje o câncer tem feito muitas vítimas e tentar combater para muitas delas é muito doloroso, pois a quimioterapia é difícil pois sofrem muito.Com esse tratamento vai melhorar a vida de muitas dessas pessoas que lutam contra o câncer que não é fácil. Melhor ainda por que a anexina-1 é produzida pelo nosso organismo, pois vai ser mais fácil salvar mais pessoas dessa doença.

Anselmo Oliveira 3° A disse...

Graças a Deus a luta contra o câncer vem evoluindo com bastante significância. Esse tratamento que esta sendo estudado pela Universidade Estadual Paulista é sem sombra de duvida um grande avanço em relação ao combate desta terrível luta.

Vitória Valois disse...

Vitória Valois, 2 ai .

Bem , é uma ideia extraordinária essas alternativas até por que são proteína anti-inflamatório produzida pelo organismos que é capaz de diminuir o avanço.

Matheus Orrico disse...

CEAAT

Matheus Orrico - 3º A vespertino

O câncer tem se alastrado cada dia mais na sociedade independente da idade ou do estilo de vida. O maior objetivo sobre isso hoje é descobrir uma alternativa menos dolorosa para a cura do câncer e a anexina-1 além de ser uma grande descoberta capaz de diminuir o avanço do tumor, não possui efeitos colaterais. O sucesso dessa pesquisa será um grande avanço para nossa sociedade.

Unknown disse...

Bruno Alfredo Ceaat 1AI vespeetino
século 21 e pessoas ainda morrem por causa deste tipo de câncer, seja pelo diagnostico tardio ou pela falta de informação. Alem disto esta proteína anexina 1 segundo o texto é produzida pelo própio corpo , então acho que é só injetar um antígeno no corpo com base em estudos em quantidade e eficacia e etc . E esperar o efeito .

Daaniel disse...

CEAAT
Daniel campos 1ºAI vespertino

Nos dias de hoje o câncer é uma doença que cada dia se ver uma nova vitima.Com esse documentário muito interessante mostra que o câncer pode ser combatida com uma substancia produzida pelo nosso organismo que é a anexina-1,com esse grande resultado mostra mais esperança aqueles que sofre dessa doença,e sem sofrer com efeitos colaterais.Vamos fica na torcida para que der tudo certo.

Unknown disse...

Michael Ramos Rodrigues
CEAAT 1ºAI vespertino
Hoje em dia diversos estudos tem sido realizados para encontra a cura pra o câncer e esse é um que tem grande provabilidade de dar certo graças ao uso da anexina-1