terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agora é culpa é do refrigerante.

22/09/2012 - 05h00

Novos estudos intensificam guerra aos refrigerantes

Publicidade
DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE "CIÊNCIA+SAÚDE"

Agora é culpa é do refrigerante. A ligação entre o consumo da bebida e dos sucos adoçados e a obesidade é tema de três estudos e de um editorial publicados ontem no periódico "New England Journal of Medicine".
Os trabalhos aparecem uma semana depois de Nova York ter aprovado uma norma que vai proibir a venda de bebidas açucaradas com mais de 437 ml em restaurantes, lanchonetes e cinemas, em uma tentativa de estancar o crescimento constante dos indicadores de obesidade.
Nos EUA, até 2030, 44% da população será obesa -hoje 35% estão nessa faixa. No Brasil, 15,8% dos adultos são obesos e quase metade está acima do peso.

Editoria de arte/folhapress


Uma das novas pesquisas, feita pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, analisou o consumo de bebidas adoçadas, o índice de massa corporal e genes associados à obesidade de três grupos de pessoas somando 33 mil mulheres e homens.
Eles foram divididos de acordo com a frequência do consumo de refrigerantes e sucos adoçados.
Segundo os autores, o consumo mais frequente de bebidas açucaradas foi associado a uma predisposição genética maior a um índice de massa corporal mais alto e ao risco de obesidade.
A relação entre obesidade e maior risco genético foi muito maior entre os que bebiam refrigerantes todo dia do que nos grupos que consumiam menos de uma vez por mês. Isso significa, de acordo com os pesquisadores, que esse hábito pode ampliar o efeito do risco genético à obesidade.
Os outros dois estudos publicados ontem mostram os benefícios de substituir os refrigerantes e sucos com açúcar para reduzir o índice de massa corporal de crianças e adolescentes.
VILÕES LÍQUIDOS?
Para a nutricionista funcional Daniela Jobst, faz sentido centrar fogo nos refrigerantes e sucos industrializados no combate à obesidade.
"O refrigerante é importante porque as pessoas bebem muito e ficam viciadas. Para alguns pacientes que atendo, a hidratação do dia é refrigerante ou bebida com açúcar."
O açúcar, de fácil absorção, coloca o corpo em uma "gangorra" metabólica.
"As bebidas adoçadas aumentam muito rápido a produção de insulina. Essa elevação dá o comando para colocar açúcar nas células. Quanto mais você estimula a produção de insulina, mais vai colocar açúcar nas células e armazenar gordura."
A repetição desse processo vezes demais pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, diz a nutricionista. "Outra preocupação são os corantes e os conservantes dos industrializados, que estimulam uma resposta inflamatória no corpo."
O nutrólogo Celso Cukier lembra também que o refrigerante, mesmo contendo carboidratos, não traz a sensação de saciedade, aumentando o risco de uma ingestão exagerada de calorias.
Mas, para ele, é possível incluir essas bebidas na dieta de uma forma moderada. "Não acredito na imposição de uma proibição."
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1157551-novos-estudos-intensificam-guerra-aos-refrigerantes.shtml

37 comentários:

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Lenise Santana 3°A

Cada vez mais ouvimos relatos de pessoas que sofrem de diabetes ou obesidade.Muitas delas hoje, não ingerem o tanto de açúcar que ingeriam antes.O refrigerante pode ser considerado um dos maiores vilões que existe hoje.Na verdade, o refrigerante traz mais prejuízos a nossa saúde, do que sabor e qualidade só o excesso de açúcar e corante, nos faz refletir se vale a pena ou não consumirmos.

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Tainara Nascimento 3°A

Hoje em dia a obesidade vem sendo muito discutida pelos responsáveis da área de saúde, pois o consumo de bebidas açucaradas vem tendo um índice elevado.Esse tema tem que ser bastante estudado, não só por causa das crianças e adolescentes mais para os adultos também, pois os índices estão só aumentando, o teor de açúcar é tão grande que pode levar a uma diabete.

Unknown disse...

lucas sousa 3A vespertino CEAAT
Eu acho muito importante essa solução
com isso as pessoas irão ingerir menos açúcar, por causa tambem que a população toma muito refrigerante com isso essa solução sera muito eficaz.

Unknown disse...

Eu so de acordo com a guerra ao refrigerante ,pois apesar de ser muito bom , n tras nenhum beneficio ao nosso corpo ,ao contrario so maleficios.... Mais eu acho q para acabar com o refrigerante tem q ter uma nova bebida q possa supri essa ausencia, como por exemplo sucos.

Unknown disse...

Eu so de acordo com a guerra ao refrigerante ,pois apesar de ser muito bom , n tras nenhum beneficio ao nosso corpo ,ao contrario so maleficios.... Mais eu acho q para acabar com o refrigerante tem q ter uma nova bebida q possa supri essa ausencia, como por exemplo sucos.

Unknown disse...

Eu so de acordo com a guerra ao refrigerante ,pois apesar de ser muito bom , n tras nenhum beneficio ao nosso corpo ,ao contrario so maleficios.... Mais eu acho q para acabar com o refrigerante tem q ter uma nova bebida q possa supri essa ausencia, como por exemplo sucos.

Unknown disse...

Eu so de acordo com a guerra ao refrigerante ,pois apesar de ser muito bom , n tras nenhum beneficio ao nosso corpo ,ao contrario so maleficios.... Mais eu acho q para acabar com o refrigerante tem q ter uma nova bebida q possa supri essa ausencia, como por exemplo sucos naturais.

Unknown disse...

Eu so de acordo com a guerra ao refrigerante ,pois apesar de ser muito bom , n tras nenhum beneficio ao nosso corpo ,ao contrario so maleficios.... Mais eu acho q para acabar com o refrigerante tem q ter uma nova bebida q possa supri essa ausencia, como por exemplo sucos q sejam naturais.

bruna disse...

CEAAT
Bruna de Almeida 3°A

Obesidade é uma questão muito citada hoje em dia, por estar assim tão em pauta com o bem-estar pessoal.
Essa norma de proibição pode ser vista como ajuda à melhora de vida pessoal. A questão na verdade não é a proibição total, ma sim um freio consciente.

Unknown disse...

Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
Aluna:Blenda de JESUS souza,2ºAI vespertino

É muito importante relatos e pesquisas como essa ,para que as pessoas se conscientizem de que refrigerantes e sucos industrializados fazem muito mau a saúde,causando doenças como obesidade e até mesmo diabete. eu concordo com a proibição dessas bebidas.

sdfvsd disse...

No final do artigo , o nutrólogo Celso Cukier fala que o refrigerante aumenta o risco de uma ingestão exagerada de calorias e que é possível incluir essas bebidas na dieta de uma forma moderada , porque a proibição do refrigerante ou de qualquer outra bebida que contém alta quantidade de glicose é quase impossível nos dias de hoje .

sdfvsd disse...

Colégio Estadual de Aplicação Anisío Teixeira
Sanmira Deiró
2º Ai Vespertino
No final do artigo o nutrólogo Celso Cukier fala que o refrigerante aumenta o risco de uma ingestão exagerada de calorias, mas que é possível incluir na dieta, porque a proibição do refrigerante ou de qualquer outra bebida que tem uma quantidade elevada de glicose é quase impossível nos dias de hoje.

Unknown disse...

Proibir a venda de refrigerante em certos pontos, exagero talvez mas pode dar certo, a pesquisa é interessante, faz sentido, acabar com a obesidade é muito importante sem falar em evitar futuros problemas no organismo das pessoas que consomem essa bebida...

Tiago Oliveira da Silva(BOLA) 2º Ano AI TURNO Vespertino do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira.

Andressa disse...

CEAAT
Aluna:Andressa Tanan
Serie: 2ªano Turma:AI Turno: Vespertino

A verdade é que crianças, adolescentes e adultos vem consumindo muito açúcar, e depois acabam não praticando atividade física,levando-os a obesidade e diabete e por mais que difícil seja com certeza essa norma de proibir vendas de bebidas com muito açúcar poderá surgir algum efeito com a população.

Eduardo Barreto disse...

Colégio de Aplicação Anísio Texeira.
Aluno:Eduardo Barreto de Sena.
Série/Turma/Turno:3ª A vespertino.

Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. No caso dos açucares líquidos a absorção do mesmo pelo sangue é mais rápido do que os sólidos, e em alta quantidade isso é prejudicial. O artigo comenta a forma que isso acontece e os malefícios.

Unknown disse...

Lorena Santana 3°A
Não é novidade saber que refrigerantes e sucos industrializados causa um grande mal a saúde e pode também causar a obesidade. não é proibir mais sim se prevenir.

Rafael disse...

CEAAT
Rafael da Silva Santos 3ºAI

Totalmente a favor a Guerra ao Refrigerante, pois muitas pessoas ingerem pra saciar a sede, e por motivo de causar sensação de refrescancia , mais a falta de informação faz com que os desinformados sejam alvo desse vilão, fora que muitas pessoas sabem que não traz nenhum beneficio a saúde e continua ingerindo mesmo sabendo dos riscos que estão correndo e ainda assim continuam contribuindo para o aumento dos índices de diabetes. Muito legal essa matéria.

Karine Barbosa disse...

Ceaat- Karine Barbosa - 3ºA vesp.

Bebida de maior consumo no mundo, depois da água, refrigerantes aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e entre outros.Eles usam muitos conservantes,corantes,acuçares que não são saudáveis a saúde,e deixandos em segundo plano bebibas saudáveis como água,sucos naturais,e água de coco.

Unknown disse...

claudio carvalho dos santos arnaldo - 2ao - vespertino



Refrigerante hoje em dia tem sido um dos principais vilóes para a causa da obesidade e tanbém a diabetis , por isso e muito importante ver uma pesquisa como essa para alerta as pessoas que tomam muito refrigerante

washington disse...

Washington Alves 2ªAi Vespertino
Atualmente a obesidade não é só culpa dos pais das pessoas nem só também da genética.
O que mais leva em conta é o que a pessoa ingeri como tem no texto 35% dos americanos são obesos e a estimativa é que isso chega a 50% nos dias de hoje as pessoas não tem tempo para comer então elas sempre compram o que há de mais rápido por isso acabam ficando acima do peso ou obesas.

Anônimo disse...

CEAAT
Emilie Graciele 3ºA
O refrigerante e o suco industrial sempre foi um grande vilão da obesidade e alta taxa de açúcar no sangue, podendo até se transforma na diabete do tipo 2. O refrigerante e o suco industrializado não possuem nenhum tipo de fruta, nele está concentrada grande quantidade de éstere, que é utilizada para proporcionar sabor e essência ao produto desejado.
Um grande exemplo é o suco industrializado de limão, possuindo um alto teor de açúcar (comprovado que o açúcar do suco de limão industrializado é mais alto), o que é despercebido, e nenhum limão é utilizado. Onde é acrescentando o éstere que lhe dar sabor e a essência de limão.

Alice disse...

CEAAT, Alice Vitória, 2ºAI vespertino.
A população Brasileira vem se descuidando cada vez mais, o índice de obesidade vem aumentado a cada dia que passa. Refrigerantes, doces, conservantes e açucares em dose grande pode ser um grande problema. Temos que saber o que tomar e saber a medida certa, somos conscientes e sabemos as consequências de nossos atos, por isso não podemos abusar.

Unknown disse...

Isamara da Paixão Araujo 4°AI Vespertino, Ceaat.
Nos últimos anos podemos perceber que a porcentagem de obesos da população Brasileira tem crescido, principalmente com as crianças devido ao consumo inadequado de refrigerantes e outros produtos na alimentação. A diabetes também tem sido uma grande vilã atingindo crianças e adulto que tem além de tudo uma vida sedentária.

Milena disse...

O Refrigerante e as bebidas com açucar contribuem para a obesidade, mas é algo que não se pode ter um controle pois é algo que o mundo todo já se acustumou a consumir, e cada um tem que ter consciencia do mal que causa a saúde.


Milena dos Santos Melo 3° AI Vespertino CEAAT.

Milena disse...

O Refrigerante e as bebidas com açúcar contribuem para a obesidade, mas é algo que não se pode ter um controle pois é algo que o mundo todo já se adaptou ao consumo, e cada um tem que ter consciência do mal que causa a saúde.

Unknown disse...

Não é mais novidade do mal que causa esses produtos industrializados mesmo assim insistimos no erro e só nos damos conta quando sofremos as consequências dos atos. Em relação as crianças, os pais devem ficar mais atentos nos maus hábitos alimentares dos filhos principalmente nas escolas.


Luana Rosário, 3º Ai Vespertino

Jr-Kun disse...

Otávio Junior CEAAT 3ºA Vespertino

Não concordo com isso. Obesidade e diabetes dependem primeiramente da genética, fatores externos podem sim interferir, mas em menores proporções. Acho que é preciso ter bom senso e saber ingerir com moderação não só os refrigerantes, mas qualquer outro tipo de bebidas ou alimentos, já que tudo em excesso pode fazer mal.

Unknown disse...

CEAAT
Leidiane dos santos silva
2AI-Vespertino

Os refrigerantes além de conter carboidratos, contem açúcar e consumido de forma exagerada pode causar doenças como diabete,
mas consumido de forma consciente.
não é prejudicial.
As pesquisas mostram que o refrigerante é o motivo da obesidade.

Anselmo Oliveira 3° A disse...

Hoje um dos motivos que mais preocupam a sociedade é a questão da obesidade, que é algo que tem se tornado bastante frequente na vida da população por conta do novo modelo de alimentação das pessoas contemporâneas do seculo XXI, rodeadas por um alto teor de açúcar e gordura que só fazem prejudicar os mesmos e torná-los cada vez mais submisso a obesidade.

Unknown disse...

Davi Santos, CEAAT 2ºAI vespertino
Existem além do refrigerante outros fatores que podem causar a obesidade mas se as pessoas tivessem consciência e baixasse o consumo de açúcar o índice de diabéticos e obesos seriam bem menor.

Uiara Nascimento disse...

O problema não está em refrigerante, sucos, entre outras coisas, o problema está no vicio poís as pessoas se tornam dependentes dessas bebidas e por isso acaba prejudicando a saúde, se tivesse limete não haveria problemas, porque tudo com medida é bom, mas também tudo que é abusivo não trás bons resultados.

CEAAT
Uiara Nascimento, 2ºai

Matheus Orrico disse...

CEAAT
Matheus Orrico - 3º A vespertino

Torna-se frequente cada dia mais o aumento da quantidade de pessoas obesas no mundo. Um dos grandes causadores desse problema é o alto consumo de açúcares e alimentos com alto teor calórico. O refrigerante está entre os maiores vilões dessa história, porém, tirá-lo de circulação em alguns locais onde é vendido não irá mudar muita coisa, pois essa mudança só ocorrerá se a sociedade mudar seus hábitos alimentares e praticar alguma atividade física.

Unknown disse...

Ceaat
Michael Ramos Rodrigues
1ºAI Vespertino

Atualmente ouvimos bastante se falar em obesidade, e uns dos grandes vilões e o refrigerante , seu consumo vem crescendo a cada dia e isso não é bom nos estados unidos pesquisas mostram que 35% da sua população e obesa isso devido ao consumo descontrolado dessa bebida que contém altíssimo teor de açucar.

Unknown disse...

CEAAT-
Rutiely Almeida- 1°AI Vespertino

Muitos dos profissionais da saúde aumento já comentava sobre o aumento do índice de obesidade por conta dos refrigerante e sucos industrializados e com a variedade que se encontra atualmente no mercado este índice tende a aumentar.

Unknown disse...

Bruno Alfredo Ceaat 1ai Vespertino
Não é novidade para ninguém a relação entre alimentos industrializados e obesidade princialmente nos EUA.O açúcar na sua forma liquida (refrigerantes)
tem alto teor de açúcar rapidamente absorvido pelo organismo que por sua vez produz altas doses de insulina para combater este açúcar no sangue , as células absorvem o açúcar . O açucar em excesso vira tecido adiposo ( Gordura) que em excesso causa diversas doenças

Daaniel disse...

26CEAAT
Daniel Campos 1ºAI vespertino

Os refrigerantes e os sucos industrializado são um grande risco para as nossas saúde,nos dia de hoje 35% do povo do EUA sofre com esse problema do peso,e sem duvidas umas das formas de combater isso é a proibição dos refrigerastes e bebidas
industrializada para o povo começar a beber bebidas saudáveis como a água ,sucos naturais e água de coco

Box Of Fellings disse...

CEAAT - Mª KLARA DE L. AMORAS Iº AI/VESPERTINO.

Diante de tantas doenças , evitar algumas delas , enquanto podemos é o melhor a se fazer . No Brasil , a taxa de obesidade , aumenta cada vez mais , e já chega a 48%. O consumo dos refrigerantes vem tendo um índice elevado nessas ultimas décadas , e pode ser um Vilão a nossa saúde , ou seja , evitá-lo será a melhor opção.