domingo, 22 de julho de 2012

Estudo revela mecanismo que faz câncer se espalhar

18/07/2012 - 05h15

Estudo revela mecanismo que faz câncer se espalhar

REINALDO JOSÉ LOPES
Uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo brasileiros do Hospital A.C. Camargo (SP), pode ter dado um passo importante para bloquear o insidioso processo por meio do qual o câncer se espalha pelo organismo.
Eles mostraram que uma espécie de bolha microscópica, que lembra uma "minicélula", é capaz de carregar as sementes de um novo tumor para partes distantes do corpo, preparando essas áreas para receber a doença.

Editoria de Arte/Folhapress


Se for possível bloquear a ação dessas "bolhas", os médicos teriam em mãos uma defesa importante contra a metástase, como é conhecido o espalhamento do câncer pelo organismo do doente.
A quantidade e o conteúdo das "minicélulas" também poderiam trazer pistas importantes sobre a gravidade de determinado câncer e sobre a resistência do tumor a medicamentos, explica a bioquímica Vilma Martins, pesquisadora do A.C. Camargo. "Pode ser uma ferramenta muito poderosa para os oncologistas", afirma ela.
Martins assina um estudo sobre o tema que acaba de ser publicado na revista científica "Nature Medicine". A equipe de cientistas, coordenada por David Lyden, da Faculdade Médica Weill Cornell, em Nova York, identificou sinais intrigantes do papel das "bolhas" -conhecidas tecnicamente como exossomos- num câncer que costuma afetar a pele, o melanoma.
UM CORPO QUE SAI
Os termos gregos que formam a palavra "exossomo" podem ser traduzidos exatamente da maneira acima: "um corpo que sai" da célula, como uma espécie de mensageiro, de acordo com o que pesquisas recentes mostram. "É uma área de pesquisa bastante nova", diz Martins.
Os exossomos se formam no interior das células e apresentam uma membrana composta por uma camada dupla de gordura -exatamente como a membrana das células "verdadeiras" (veja quadro).
Em seu interior, podem carregar vários tipos de molécula, inclusive material genético. Atravessam com facilidade a membrana das células e levam essa carga para outras células. "Parece um método eficiente de sinalização celular", explica Martins.
O problema é que, como mostrou o trabalho da bioquímica e seus colegas, essa sinalização pode ser facilmente usada para o mal. Em pessoas com melanoma, por exemplo, os exossomos produzidos carregam uma quantidade maior de proteínas ligadas ao câncer quando o tumor da pessoa é mais grave.
Quando injetadas em camundongos junto com células tumorais, as "minicélulas" facilitaram a formação de tumores, carregando substâncias que ajudam a recrutar células formadoras de vasos sanguíneos.
É que os cientistas apelidam de "criação de nicho" para o tumor: um local cheio de nutrientes trazidos pelos vasos para que o vilão possa crescer. E os vasos também ficam mais permeáveis -o que facilitaria a penetração das células tumorais. O desafio, agora, é aprender a bloquear o processo.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1121721-estudo-revela-mecanismo-que-faz-cancer-se-espalhar.shtml

7 comentários:

Anônimo disse...

Mair Porto , Ceaat 3°A
Esse também pode ser um procedimento para levar quimioterapia para dentro das células, seria somente uma questão de conseguir o exossomo correto para a celula cancerigena.

Unknown disse...

CEAAT
Leidiane dos Santos Silva
2ai-Vespertino

interessante!
pesquisadores descobriram que existe uma forma de impedir que o câncer se espalhe pelo organismo.Através de uma espécie de bolha microscópica,pareci-
da a uma mini-célula que é capaz de espalhar o câncer para outras partes do corpo,deixando essas áreas totalmente imune para receber doenças.
Os exossomos tem á camada dupla de gordura e formada no interior da célula,pode carregar material genético, tem capacidade de atravessar a membrana das células levando essa carga para outras células.

Unknown disse...

lucas sousa 3A vespertino CEAAT
muito interessante um grande passo para a diminuição do mecanismo que faz câncer se espalhar, vai ajudar muitas pessoas gostei muito parece ser um método muito eficiente .

Unknown disse...

Essa descoberta foi muito importante para o ramo da ciência, pois pode ser dado um passo importante para bloquear o insidioso processo por meio do qual o câncer se espalha pelo organismo. O problema é que, como mostrou o trabalho da bioquímica e seus colegas, essa sinalização pode ser facilmente usada para o mal.

Unknown disse...

Lorena Santana 3°A
Interessante procedimentos para impedir o câncer se espalhe pelo organismo é algo importante para pessoas que sofrem só em pensar que podem ter tal tipo de doença. Que possa ajudar a muitas pessoas.

Andressa disse...

CEAAT
Aluna:Andressa Tanan
Serie: 2ªano Turma:AI Turno: Vespertino

Pesquisadores descobrem um jeito de impedir que o câncer se espalhe pelo organismo, parecida com uma mini- célula ela carrega as sementes do tumor levando distante do corpo assim deixando-os imune.

Rafael disse...

CEAAT 3ºAI

Rafael da Silva Santos

LEGAL eles mostram que descobrindo o inicio de como o câncer se espalha eles podem conseguir bloquear o processo de metástase (espalhamento do câncer no organismo)e nisso num futuro próximo chegar a cura.