sábado, 16 de junho de 2012

O que é a Conferência Rio+20?

12/04/2012 - 10h34

O que é a Conferência Rio+20?

DE SÃO PAULO

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, batizada de Rio+20, marca os 20 anos da Eco-92, a cúpula sobre meio ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992. Faz parte do ciclo de conferências ambientais da ONU, que teve início em 1972, em Estocolmo, Suécia.
A Rio+20 reunirá, mais uma vez, chefes de Estado e de governo e entidades da sociedade civil (ONGs, universidades, institutos) para revisitar os principais temas, protocolos, convenções e recomendações que resultaram da Eco-92. Entre eles estão a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; a Agenda 21; e as convenções-quadro sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Combate à Desertificação.

OS TEMAS




Além dessas questões, que voltam a ser debatidas, dois temas centrais foram selecionados para nortear as discussões na Rio + 20. O principal deles é a transição para a chamada economia verde, que propõe a adoção de um novo sistema produtivo, com base na baixa emissão de gases de efeito estufa, na eficiência no uso dos recursos naturais e na inclusão social.
O segundo tema central é a governança global que levará ao desenvolvimento sustentável, ou seja: como os países vão se organizar, em termos de leis, acordos e protocolos, para colocar esse novo modelo socioeconômico em prática.
Outros assuntos que terão espaço na conferência são: energia; alimentação e agricultura; emprego e inclusão; cidades sustentáveis; água; oceanos e desastres naturais.
É esperado dessa reunião, porém, mais do que um balanço da Eco-92. O resultado final deve ser condensado em um documento de cunho político onde todos os países se comprometam a fazer as transformações necessárias rumo à economia verde.

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1074980-o-que-e-a-conferencia-rio20.shtml

7 comentários:

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Lenise Santana 3°A

Cada vez mais vemos que o planeta esta sofrendo muito com o aquecimento global.A rio+20 é uma cúpula muito importante, por que traz á tona o desenvolvimento sustentável.O projeto economia verde tem como objetivo alerta as pessoas sobre a sustentabilidade.O verde das florestas e matas esta sendo retirado e dando lugar a construções, lojas e etc. Precisamos ser mais conscientes e evitar que os desastres naturais aumentem.

Andressa disse...

CEAAT
Aluna:Andressa Tanan
Serie: 2ªano Turma:AI Turno: Vespertino

O mundo está sofrendo muito com o aquecimento global,falta de água, desmatação, e o principal projeto da rio+20 é a economia verde. A rio +20 está ai para alertar mais sobre as pessoas sobre esse desastres naturais que vem ocorrendo e assim tomarmos mais consciência e preservar o planeta.

Unknown disse...

claudio carvalho dos santos arnaldo - 2ai - vespertino - ceaat

uma conferencia como a Rio+20 e muito importante para o mundo , deveria existir mais conferencias como essas.

Anônimo disse...

CEAAT
Emilie Graciele 3ºA
O texto final do Rio + 20 “O futuro que queremos”, foi considerado pouco ambicioso por parte da população ambientalista. Era esperado que a conferência Rio+20 abordasse objetivos do desenvolvimento sustentável, por entanto acabaram deixando estes objetivos para depois. Sendo considerado que os políticos estavam mais preocupados com a crise financeira mundial e os confrontos do Oriente Médio.
O tema mais citado na reunião foi sobre os oceanos, sendo reconhecida a grande poluição que vem ocorrendo, afetando principalmente as espécies marinhas, comprometendo-se a solucionar quanto antes esta questão.
Esperamos que as propostas citadas na conferência Rio+20 não fiquem só no papel, e seja realizada pelos governantes do seus devidos países, promovendo a expansão deste compromisso para toda população, tornando assim um mundo mais sustentável.

Unknown disse...

Propostas e mais propostas. Todas que abrangem problemas que todo mundo conhece. O que está escrito nos documentos do Rio+20 é nada mais do que os problemas “batidos e remoídos” o que esperamos é ação.
O mundo está ai sendo destruído cada vez mais com desmatamento, poluição, aquecimento global etc. As propostas são muito boas o que realmente precisa ser feito é sair do papel.

Thaiane Hohenfeld
Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
3ª Turma: A

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Tainara Nascimento 3°A

A Rio+20 é muito importante para o planeta pois é uma cúpula que vem trazendo o assunto da sustentabilidade a tona.A Rio+20 vem com o projeto economia verde que tem como objetivo alerta as pessoas sobre os problemas do planeta.
Cada dia que passa o planeta vem sofrendo cada vez mais por causa do desmatamento, poluição, aquecimento global etc.

Unknown disse...

Michael Ramos Rodrigues
CEAAT 1ºAI Vespertiuno

Esses temas sócio ambientais são sendo bastante abordados nessas conferencias mas como vimos infelizmente eles não saem do papel.
Nos vimos esse exemplo na RIO+20