domingo, 24 de junho de 2012

Estudo revela gripe aviária transmissível entre mamíferos

22/06/2012 - 06h30

Estudo revela gripe aviária transmissível entre mamíferos

SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO


A revista "Science" divulgou na quinta-feira (21), depois de meses de expectativa, os detalhes de uma pesquisa que tornou o vírus da gripe aviária transmissível entre mamíferos.
Blog Teoria de Tudo: O bioterrorismo e o pavor da censura
O artigo traz os resultados de um dos grupos de pesquisadores "censurados" no ano passado pelo governo americano. O país pediu que os estudos ficassem em segredo por temer que fossem usados no bioterrorismo. Um dos trabalhos já saiu na "Nature".
No estudo divulgado agora, cientistas dos EUA, do Reino Unido e da Holanda mostram como modificaram geneticamente o vírus H5N1, que causa a gripe aviária, até torná-lo transmissível por via área em ferrets --mamíferos que têm sintomas da gripe semelhante a dos humanos.
Na sua "forma original", esse vírus só é transmitido entre aves ou, raramente, de aves para seres humanos.
Os cientistas, coordenados por Ron Fouchier, do Centro Médico Erasmus, da Holanda, fizeram três mutações específicas no vírus e infectaram os ferrets em laboratório.
O vírus modificado ainda sofreu mais duas mutações -- o que é comum, pois vírus são bastante instáveis, diferentemente de bactérias. Foi esse "novo" vírus que conseguiu migrar por via aérea dos ferrets contaminados para os sadios.

Editoria de arte/folhapress


O problema é que essas informações são um prato cheio para o bioterrorismo. A preocupação com uma possível guerra biológica levou à censura dos dados sobre a mutação em dezembro de 2011.
As pesquisas foram interrompidas e o debate chegou à OMS (Organização Mundial da Saúde), que pediu que a caixa-preta fosse aberta.
"Fazer mutações em vírus em laboratório para fins acadêmicos é completamente aceitável. Não podemos parar essas pesquisas por temor de bioterrosimo", afirma o engenheiro agrônomo e especialista em bioética Mohamed Habib, da Unicamp.
"Agora, pesquisadores de todo o mundo poderão trabalhar com os dados da gripe aviária e aprimorar o conhecimento sobre o vírus, o que pode resultar em melhores medicamentos", comemorou Bruce Alberts no editorial desta edição da "Science".
RISCO DE PANDEMIA
De acordo com outro trabalho da "Science" sobre o mesmo assunto, de Derek Smith e colegas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, é impossível estimar com precisão a possibilidade de as mutações feitas em laboratório acontecerem naturalmente no ambiente.
Mas o estudo sugere que todas as mutações necessárias para contaminar um mamífero poderiam acontecer em um único hospedeiro na natureza. Isso, sim, sinaliza um risco de pandemia.
 http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1108545-estudo-revela-gripe-aviaria-transmissivel-entre-mamiferos.shtml

4 comentários:

Unknown disse...

depois dos criadores de aves (galinhas, frangos, patos ...)sofrerem com o vírus do H5N5 gripe aviaria, agora que sofre também são os mamíferos, muito interessante as informações que a doença só é transmitida através de uma ave do gênero ao um mamífero, isso será uma revolução para ciência ou uma prevenção para os mamíferos "seres humanos".

Tiago Oliveira da Silva(BOLA) 2º Ano AI TURNO Vespertino do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira.

Eduardo Barreto disse...

Colégio de Aplicação Anísio Texeira.
Aluno:Eduardo Barreto de Sena.
Série/Turma/Turno:3ª A vespertino.
VÍrus H5N1
A gripe aviária, também conhecida como gripe do frango, gripe dos pássaros ou gripe asiática é uma doença típica das aves. Esta enfermidade é causada pelo vírus influenza aviário H5N1 (da mesma família dos vírus que provocam a gripe comum)e este vírus foi criado pra ser transmitido entre mamíferos e em função de suas características, pode ser transmitida das aves para certas espécies de mamíferos como, por exemplo, o gato doméstico e o ser humano. e até hoje existem poucos indícios de que a doença pode ser transmitida de humano para humano .

Unknown disse...

Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
Renata dos Santos Silva
2ºAi Vespertino

Com o avanço da ciência é possível criar um novo vírus a partir de mutações com um antigo, o vírus da gripe aviária depois de modificações e duas mutações pode ser transmitido por mamíferos infectados.

Alice disse...

CEAAT, Alice Vitória, 2ºAI vespertino.
Vírus transmitido por via aérea preocupa pesquisadores, que descobriram que a gripe pode ser transmitida não só para animais, como também pode ser transmitida para os seres humanos, que imigra livremente passando por todos os lugares.