domingo, 21 de agosto de 2011

Nojentas, mas úteis

Nojentas, mas úteis

Leitor da CH pergunta: “Qual é a importância ecológica das baratas urbanas? Elas trazem algum benefício para os humanos?”. Eduardo Fox, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, responde.
Por: Eduardo Fox

As baratas desempenham papel fundamental na cadeia alimentar das cidades. O seu desaparecimento causaria um forte desequilíbrio nos ecossistemas urbanos. Portanto, por mais repulsivas que sejam, é melhor mantê-las entre nós. (foto: Angela Knipe/ Sxc.hu)  
 
As baratas são insetos muito diversos e abundantes e, por serem onívoras, ou seja, por comerem de tudo, têm papel vital como decompositoras de restos orgânicos. Além disso, elas fazem parte da dieta de muitos outros animais, como aves, aranhas, lacraias e escorpiões.
As baratas urbanas, em especial, são totalmente dependentes da presença dos seres humanos e muito importantes dentro da cadeia alimentar das cidades. Apesar de representarem apenas uma mínima porção das espécies existentes de baratas, cerca de 1%, elas são muito numerosas e o seu desaparecimento causaria um forte desequilíbrio nos ecossistemas urbanos.
“Esses insetos consomem rapidamente toneladas de fezes, cadáveres, restos alimentares e até papel, cigarros e plásticos”
Esses insetos consomem rapidamente toneladas de fezes, cadáveres, restos alimentares e até papel, cigarros e plásticos. Se sumissem, sofreríamos com um rápido acúmulo de resíduos humanos nos esgotos e cemitérios.
Por servirem de alimento a muitos predadores que fazem parte da fauna da cidade – como ratos e morcegos –, seu fim causaria também uma rápida desestabilização das populações animais.
Seria necessário um longo período de readaptação ecológica até que outro ser vivo ocupasse o nicho das baratas. Por isso, mesmo que você não goste delas, é mais sábio deixar que continuem habitando nossos esgotos, lixeiras e cemitérios.

Eduardo FoxInstituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/284/nojentas-mas-uteis

6 comentários:

Rodrigo Canaverde Vital disse...

Poucos bichos são tão liberais quanto as baratas quando se trata de alimentação. Elas comem praticamente tudo. servindo assim como o próprio texto informa como decompositores de restos orgânicos,assim com esse processo, pode se fornecer ao ecossistema os compostos necessários ao desenvolvimento das matérias primas. Nojentas sim , mais úteis . Mais muito além de úteis em parte grandes depósitos de infecções .

De: Rodrigo Canaverde Vital

Rodrigo Canaverde Vital disse...


Poucos bichos são tão liberais quanto às baratas quando se trata de alimentação. Elas comem praticamente tudo. Servindo assim como o próprio texto informa como decompositores de restos orgânicos, assim com esse processo, pode se fornecer ao ecossistema os compostos necessários ao desenvolvimento das matérias primas. Nojentas sim, mais úteis. Mais muito além de úteis em parte grandes depósitos de infecções.

De: Rodrigo Canaverde Vital

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Tainara Nascimento 3°A

A barata por mais nojenta que seja ela deve ser conservada pois ela é de grande importância para nossa cidade não se desequilibrar, pois as baratas consomem coisas que poderia causas doenças para nos seres humanos.Por isso que elas são importantes para a nossa cidade.
Conservem as baratas.

Taiinara Nascimento disse...

CEAAT
Lenise Santana 3°A

Que as baratas urbanas são nojentas, não tenho dúvida.São nojentas, mais tem um papel importante, elas consomem fezes, cadáveres, resto de alimentos e cigarros.Se as baratas não fizessem esse trabalho a gente teria uma quantidade acumulada de lixo nas nossas cidades.
Conservem as Baratas.

bruna disse...

CEAAT
Bruna de Almeida 3°A

É um assunto interessante porque chama atenção para essa curiosidade que poucas pessoas sabem.
Quase ninguém iria imaginar que esse inseto nojento e asqueroso serviria para uma questão como o equilíbrio no ecossistema e que “seu fim causaria rápida desestabilização das populações animais.

Unknown disse...

BRENO CAMPOS 2° AI VESPERTINO CEAAT SEM DÚVIDA NENHUMA QUE AS BARATAS SÃO NOJETAS E REPUGNANTES, MAS ELAS TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA A CADEIA ALIMENTAR DAS CIDADES,ALÉM DO QUE ELES QUE SÃO COMEM REZÍDUOS HUMANOS E SEM ELAS ACONTECERIA UM FORTE DESEQUILÍBRIO NOS ECOSSISTEMAS URBANOS.