sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pupilas verticais ajudam predadores a fazer emboscadas no escuro

06/08/2010 - 16h11

Pupilas verticais ajudam cobras a pegar presas de surpresa

NEW SCIENTIST 

Pupilas verticais não foram feitas simplesmente para visão noturna. Elas também podem ajudar cobras a espreitarem presas sem serem vistas.
Richard Shine e François Brischoux da Universidade de Sydney, na Austrália, reviraram a literatura científica e descobriram que pupilas verticais na maioria dos animais ficam redondas em baixa luminosidade. Essa constatação vai contra a teoria mais aceita de que pupilas verticais evoluíram para facilitar visão noturna.

David Nelson/University of Sydney
 Pupilas verticais ajudam predadores a fazer emboscadas no escuro; pupilas redondas são melhores para animais diurnos

Os pesquisadores então compararam a forma da pupila de 127 espécies de cobras australianas, seu comportamento de caça e a hora do dia em que elas são mais ativas.
Isso revelou que cobrar que fazem emboscadas contra presas e caçam à noite tendem a ter pupilas verticais, enquanto pupilas redondas são mais características de cobras diurnas que procuram ativamente e perseguem suas presas.
No geral, a forma das pupilas estava mais fortemente associada ao comportamento de caça que à atividade noturna.
Pupilas verticais provavelmente ajudam predadores espreitar presas à noite porque tornam mais nítidos objetos vistos a distância, diz Brischoux.
Assim como uma abertura menor na lente de uma câmera, uma pupila menor cria maior profundidade de campo. A desvantagem é que entra menos luz nos olhos.
Pupilas verticais são menores somente no plano horizontal, o que permite a formação de uma maior profundidade de campo no plano horizontal e, ao mesmo tempo, luz suficiente para ver no escuro.
Ver um campo horizontal amplo em foco pode ajudar uma cobra a capturar uma presa porque torna desnecessário que o animal tenha que se mover para frente para ver a presa em foco.
Segundo Shine, a relação entre a forma da pupila e técnica de caça deve também ser aplicável a outros animais com pupilas verticais, como gatos e raposas. Por exemplo, a raposa vermelha é um caçador de emboscada com pupilas verticais, enquanto o lobo cinza é um caçador ativo com pupilas redondas.
Mark Hutchinson, herpetologista do Museu do Sul da Austrália, em Adelaide, não está convencido. Segundo ele, ter pupilas verticais durante o dia poderia ajudar a reduzir o reflexo do olho, o que poderia explicar por que as pupilas ficam redondas em condições de baixa luminosidade.
O estudo foi publicado no "Journal of Evolutionary Biology".
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/779019-pupilas-verticais-ajudam-cobras-a-pegar-presas-de-surpresa.shtml

Nenhum comentário: