sábado, 10 de abril de 2010

Maior morcego das Américas

Maior morcego das Américas é encontrado no Pantanal

06 de abril de 2010 | 0h 00
Com um metro de envergadura e pesando 230 gramas, o maior morcego das Américas foi capturado no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O morcego-fantasma-grande (Vampyrum spectrum) foi preso em 20 de fevereiro, na fazenda Nhumiram, situada na localidade de Nhecolândia, entre as cidades de Corumbá e Miranda, e apresentado ontem. O local concentra pesquisas da Embrapa Pantanal.

Achado no Pantanal, ele tem 1 m de envergadura
 Foto: Maurício Silveira

Maurício Silveira, um ecólogo que está recebendo ajuda dos pesquisadores locais para realizar sua dissertação de mestrado em ecologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, armou a rede na mata fechada da fazenda e não esperava a surpresa. "É uma fêmea e o primeiro exemplar coletado até agora em toda a história de Mato Grosso do Sul. Não há registro sobre animais de maior porte desse gênero nas Américas."
Walfrido Tomás, um dos pesquisadores da Embrapa Pantanal, lembrou que, por volta de 1955, houve um registro da espécie no Pantanal Norte, no Estado de Mato Grosso.
"O novo registro revela que o ecossistema Pantanal tem influência geográfica de biomas mais florestais", diz Tomás. "Ainda conhecemos pouco da biodiversidade do Pantanal. Ainda há carência de inventários biológicos na região", diz.
Apesar do nome científico, o morcego não se alimenta de sangue. Trata-se de um carnívoro, que se alimenta de pequenos animais, como aves e roedores.

Nenhum comentário: