sábado, 24 de abril de 2010

Lesma com "dardos de amor" e sapo sem pulmão

23/04/2010 - 12h12

Lesma com "dardos de amor" e sapo sem pulmão são achados em Bornéu

da BBC
Uma lesma que dispara "dardos de amor" no acasalamento, um sapo sem pulmões e o inseto mais comprido do mundo estão entre as novas espécies de animais descobertas pelo grupo ambientalista WWF na ilha de Bornéu.
Em relatório divulgado na quarta-feira (21), a ONG revela que o projeto conservacionista batizado como "Coração de Bornéu", lançado em 2007, encontrou 123 novas espécies no território nestes três anos.

Peter Koomen/BBC

Segundo Adam Tomasek, chefe da iniciativa, apesar de ser visitada por cientistas há séculos, a ilha ainda tem áreas em seu interior que nunca foram exploradas.
De acordo com a WWF, este Coração de Bornéu é uma "ilha dentro da ilha", abrigando dez espécies de primatas, mais de 350 diferentes aves, 150 espécies de anfíbios e répteis, e 10 mil de plantas --todos sem igual no mundo.
"Se esse trecho de floresta tropical puder ser preservado para nossos filhos, a promessa de mais possibilidades de descobertas será animadora para as próximas gerações", afirmou Tomasek.
Bornéu é compartilhada por Brunei, Indonésia e Malásia.
Em acordo firmado em 2007, os governos dos três países se comprometeram em aumentar as áreas de reservas ambientais, em desenvolver o ecoturismo e apoiar a administração de recursos sustentáveis da ilha. 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u724914.shtml

Nenhum comentário: