sexta-feira, 16 de abril de 2010

Impermeabilização urbana e a canalização dos rios têm agravado os alagamentos em Salvador

15.04.2010 às 19:39

Ex-diretor do Ingá diz que alertou prefeito sobre riscos do Canal do Imbuí

Em conversa hoje com o Política Livre, o vice-presidente do PT e ex-dirigente do Ingá Júlio Rocha disse que o órgão alertou a Prefeitura de Salvador sobre os riscos de obras de intervenção em “corpos hídricos urbanos”, a exemplo das realizadas no Canal do Imbuí, inclusive após indicação de condicionantes na outorga concedida ao executivo municipal.
Segundo Rocha, a posição unânime entre técnicos e estudiosos do assunto é que a impermeabilização urbana e a canalização dos rios têm agravado os alagamentos em Salvador, que tendem a piorar nos próximos anos. Além disso, Rocha sustenta que ”Salvador precisa de um plano de macro-drenagem de forma urgente para que políticas públicas efetivas possam ser executadas, evitando-se calamidades conhecidas.”
Aliás, o custo financeiro do plano é muitíssimo inferior ao da obra do Rio das Pedras, observa, lembrando que, enquanto estão sendo investidos no local R$ 58 mi, um plano de macro-drenagem, que identificaria as bacias hidrográficas e os fluxos das águas na cidade a fim de serem adotadas medidas preventivas com as enchentes, custaria apenas R$ 2,5 mi.
“A cidade precisa recuperar seus rios e proteger o bem-estar dos seus habitantes”, diz o ex-diretor do Ingá.
http://www.politicalivre.com.br/2010/04/ex-diretor-do-inga-diz-que-alertou-prefeito-sobre-riscos-do-canal-do-imbui/

03/01/2010 às 09:34
  | ATUALIZADA EM: 03/01/2010 às 10:51 | COMENTÁRIOS (14)

Chuva provoca transbordamento do Canal do Imbuí 

Iracema Chequer | Ag. A Tarde

Imbuí amanhece alagado após chuva desta madrugada em Salvador

O canal do Imbuí, que passa por obras de revitalização, transbordou com a chuva da manhã deste domingo, 3, alagando as ruas da região. Na avenida Jorge Amado, em frente ao Condomínio Quintas do Imbuí, os motoristas encontram dificuldades para passar devido à água empoçada.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou ainda mais um alagamento no bairro de Lobato, um desabamento de casa no Engenho Velho da Federação e um deslizamento de terra na Engomadeira.
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1328602

Nenhum comentário: