sábado, 27 de março de 2010

Total de calorias é mais importante do que número de refeições

26/03/2010 - 16h12

Total de calorias é mais importante do que número de refeições

ANAHAD O'CONNOR
do New York Times
A ideia por trás de comer refeições menores e mais frequentes é simples: distribuir as calorias diárias ingeridas em seis refeições estimula o metabolismo, fazendo-o acelerar e, portanto, queimando mais calorias.

sxc

 
Se o total de calorias ingerido em seis refeições for o mesmo do que o consumido em duas refeições, o efeito será o mesmo na dieta

Alguns estudos descobriram pequenos benefícios à saúde na ingestão de refeições menores, mas muitas vezes a pesquisa envolveu extremos, como comparar os efeitos de duas ou três grandes refeições diárias com doze ou mais lanchinhos. Seis refeições, de acordo com alguns livros de ajuda e dietas, é uma abordagem mais realista.
Mas não conte com isso. Se o total de calorias e nutrientes ingerido for o mesmo, o metabolismo, no fim das contas, deveria permanecer o mesmo. Um estudo que demonstrou isso de forma cuidadosa, publicado em 2009 no "The Britishc Journal of Nutrition", envolveu grupos de homens e mulheres acima do peso que foram aleatoriamente orientados a aderir dietas bastante restritivas em relação a calorias e a seguiram por oito semanas.
Cada participante consumiu o mesmo número de calorias por dia, mas um grupo ingeriu as calorias em três refeições e o outro em dez.
Ambos os grupos apresentaram perdas significativas e equivalentes de peso. Não houve diferença entre eles na perda de gordura, controle do apetite ou medições de hormônios que sinalizam a fome a saciedade. Outros estudos tiveram resultados similares.
Para "dar um gás" no metabolismo, os estudos sugerem exercícios físicos. Não existe evidência sólida de que seis refeições pequenas, em vez de três, aceleram o metabolismo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u712538.shtml

Nenhum comentário: