ShopTorres

domingo, 21 de março de 2010

Novo atlas de anatomia Frankenstein como guia

20/03/2010 - 17h25

Novo atlas de anatomia para jovens apresenta Frankenstein como guia

da Folha de S.Paulo
Um novo atlas do corpo humano tenta conquistar o público infantojuvenil usando ilustrações didáticas detalhadas, mas num roteiro de ficção. "O Incrível Livro do Corpo Humano Segundo o Dr. Frankenstein", que sai agora em português, é uma introdução à anatomia que não se limita, porém, à curiosidade.
Richard Walker, o autor, usa imagens de impacto para explicar desde organelas celulares como as mitocôndrias --que "enviam energia para as reações químicas das células"- até o funcionamento de uma tomografia --em que "um raio X giratório passa pelo corpo de uma pessoa deitada".

Reprodução  


A versão americana, de 2008, ganhou destaque nos EUA após receber elogios no site da revista "Wired" e nas publicações "Publishers Weekly" e "School Library Journal", especializada em livros voltados para estudantes.
O roteiro ficcional adotado pelo livro é uma viagem de 30 dias pelo corpo humano guiada pelo Dr. Frankenstein.
Seu objetivo é criar um novo corpo do zero, então o leitor acompanha a preparação das células, como elas se juntam para formar os tecidos, os órgãos, o organismo inteiro. O livro mostra o grau de complexidade que mesmo as células mais simples possuem e como elas conseguem, juntando-se, formar um ser vivo sofisticado.
Todas as páginas do livro, que sai pela Publifolha, têm ilustrações coloridas. É possível ver desde um neurônio até o esmalte dos dentes. O livro mostra também raios-X de várias partes do corpo, ressonâncias do cérebro e imagens de músculos e até do esôfago.
LIVRO - "O Incrível Livro do Corpo Humano Segundo o Dr. Frankenstein: A Verdade Monstruosa sobre o Funcionamento do nosso Organismo", de Richard Walker Publifolha, 93 págs., R$ 55,00
 http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u709773.shtml






























Nenhum comentário: