sábado, 6 de março de 2010

Acúmulo de matéria orgânica, que provocou a proliferação de algas e matou peixes no RJ

Algas teriam asfixiado peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas

Acúmulo de matéria orgânica, que provocou a proliferação de algas, prejudicou a respiração dos peixes
Agência Brasil
Desde a última sexta-feira, 26, peixes estão aparecendo mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas, no RJ

RIO - Análises laboratoriais das amostras coletadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indicam que a mortandade de cerca de 77 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas foi causada pelo acúmulo de matéria orgânica, que provocou a proliferação de algas, prejudicando a respiração das espécies.

Veja também:
linkSobe para 77,7 toneladas de peixes mortos no Rio 

Segundo os laudos preliminares, a chuva e a insuficiência de renovação das águas contribuíram para o acúmulo de matéria orgânica. Um laudo mais específico deve sair em uma semana.

O Inea descartou que o acidente ambiental tenha relação com o fato de a comporta do Canal do Jardim de Alah ter sido aberta um dia antes, devido ao rompimento de uma tubulação, e que causou despejo na Praia do Leblon.

O instituto informou que já foi concluída a primeira fase do projeto de recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas, de despoluição das águas e controle do esgoto urbano. No entanto, ainda há muita instabilidade na renovação das águas, o que prejudica o equilíbrio.

A segunda etapa prevê a construção de dutos para garantir a renovação das águas, que ainda está em fase de licenciamento.

A Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a ser monitorada com boias durante 24 horas para acompanhar a alteração na oxigenação da água.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,algas-teriam-asfixiado-peixes-na-lagoa-rodrigo-de-freitas,518443,0.htm 

Nenhum comentário: